segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CARNAVAL CARIOCA



Origem do desfile do Carnaval CariocaFundada no bairro do Estácio em 1928, a Deixa Falar foi a primeira delas. Em 1932 aconteceu o primeiro desfile extra-oficial e em 1935 ocorreu o primeiro desfile oficial na Praça Onze de Junho. A Praça Onze foi destruída e o local do desfile foi alterado diversas vezes. Em 1984, porém, foi construída a Passarela do Samba do Rio, local definitivo para os desfiles do Carnaval Carioca. Mais conhecido como Sambódromo, o local foi projetado por Oscar Niemeyer, tem extensão de 700 metros, 85 mil metros quadrados e capacidade para 600 mil pessoas, divididas em vários setores.Por mais de 30 anos, o desfile das Escolas de Samba foi realizada de forma espontânea. Somente em 1963 começou-se a vender lugares para o público. Hoje o Carnaval Carioca é um dos maiores orgulhos do Rio de Janeiro e é responsável por grandes investimentos.
São ingressos, publicidade, CDs, direitos de transmissão, etc. O título de campeã do Carnaval Carioca é muito disputado e envolve altos custos e grande necessidade de mão de obra, gerando empregos para as comunidades de cada Agremiação Escola de Samba, que trabalham o ano inteiro para o desfile na Merquês de Sapucaí.


No final dos anos 1920 o Brasil buscava criar uma identidade capaz de diferenciá-lo dentro da nova ordem mundial estabelecida após a Primeira Grande Guerra. O conceito de negritude se destacava mundialmente valorizando as produções culturais negras como a Arte africana e o jazz. A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgido, o samba, seriam as bases para a formulação de um sentido de brasilidade. A valorização do samba e da negritude acabariam aumentando o interesse da intelectualidade nos novos "grupos de samba" que surgiam nos morros cariocas. Esse grupos passaria a se apresentar "no asfalto", ou seja, longe dos guetos dos morros, sendo chamados de escolas de samba.



Os ensaios das Escolas de Samba
Apesar de iniciado "oficialmente" na sexta-feira gorda, o carnaval de rua carioca começa já em novembro quando as escolas de samba da cidade passam a realizar os chamados "ensaios técnicos" no Sambódromo. Verdadeiros desfiles onde o canto, a evolução e o ritmo são os elementos principais, esses eventos vêm atraindo a população da cidade e arredores que enche as arquibancadas, torce e canta com suas escolas. Uma verdadeira festa popular que captura cada vez mais o interesse dos turistas desejosos de assistir e participar de um carnaval essencialmente popular.

O Carnaval Carioca ficou reduzido aos desfiles das Escolas de Samba e aos grandes bailes em clubes fechados. O conhecido e tradicional Carnaval de Rua, em que as pessoas brincam espontaneamente sem pagar entrada, fora abandonado. Nos últimos Carnavais, essa forma de festejar está sendo recuperada, com mais blocos desfilando pelas ruas.
O Carnaval Carioca tem diversas origens possíveis, que nos levam a milhares de anos antes de Cristo. A palavra Carnaval pode ter a sua origem na expressão latina "carrum novalis", utilizada pelos romanos para abrirem seus festejos. Ou talvez na palavra "carnelevale", que significa "adeus à carne", em dialeto milanês, uma referência ao início da Quaresma cristã.

Um comentário:

  1. MASSA !!!
    Morro de vontade de me acabar de sambar numa escola de samba.

    ResponderExcluir