domingo, 15 de novembro de 2009

Tem um ditado popular que diz que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Exageros à parte, a verdade é que não tem muitos outros assuntos sendo registrados pela blogosfera do país: todo mundo está tirando a poeira da fantasia, entrando no clima e contando cada minuto que falta para a maior festa de rua do planeta.
O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.
É considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2009, o desfile do bloco Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 2 milhões de foliões. O bloco foi criado por Enéas Freire1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.
O trajeto do Galo começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, passando pela Avenida Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto, Rua da Concórdia (via mais estreita), e terminando na Avenida Guararapes.



O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha. Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.



Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado). O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.

O frevo é uma dança popular, que distingue-se da marcha em geral e da marcha carioca em particular, pelo rítmo muito mais rápido, frequentemente sincopado, obrigando a movimentos que chegam a paroxinos frenéticos e que lembram por vezes o delírio.

7 comentários:

  1. Ficou massa teu blog bixaaaaaaaaaa!!! bjus te adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. So para lembra que o carnaval ja começou pois as prévias ja se iniciaram nas ladeiras de olinda, vamos todos!

    ResponderExcluir
  3. ManelÃO e seu blogÃO!
    100% agitaçÃO,no inverno e no verÃO...posso perder tudo,mas o carnaval de recife eu num perco nÃO!

    Abraço meu irmÃO!

    ResponderExcluir
  4. Carnavaal é diversão é uma alegria de viver, brinque você também comtoda moderação!

    ResponderExcluir
  5. Quanta ladeira!
    Olinda, quanta ladeira!
    Quanta ladeiiira ...
    Olinda quanta ladeira!

    ResponderExcluir
  6. Recife... o melhor carnaval do mundooooo!!
    Descendo e subindo as ladeiras de Olinda,
    ninguém se cansa.. Das prévias a quarta-feira de cinzaas... Todoo mundoo só dança.!!

    ResponderExcluir